Esses dias fiz uma avaliação de um possível paciente. Foi cômico, pois ele foi arrastado pelos cabelos até o consultório. Uma das pérolas que ele soltou foi a seguinte: isso é ridículo, eu não preciso estar aqui. Só por ter esse direcionamento de pensamento ele realmente precisaria estar ali.
Muitas vezes negamos tratamento de várias coisas. Em quantos momentos você tentou se curar de uma gripe de forma espontânea? Tipo assim, sem medicação ou só com aquele chazinho? Eu já fiz, você já fez e possivelmente repetiremos.
Quando se trata da nossa mente esse quadro piora. Pois, tendemos a esconder mais ainda a nossa necessidade de ajuda. Tem um momento que estoura e aí você pede ajuda para aquela amiga ou familiar e durante horas fica se lamentando sem escutar os bons conselhos que recebe e atentando somente para frases como “ele é um cachorro e não te merece”.
Mas todo mundo precisa de terapia?
Meu ponto de partida é que todos deveriam fazer terapia pelo menos uma vez na vida. Sério, e eu sou o cara que diz que você consegue se virar sozinho em muitos momentos. Mas, não precisa! Terapia não é para sempre e o seu sofrimento ou atrapalhadas também não precisam ser.
A terapia te ajuda a desenvolver habilidades e estratégias novas para lidar com os seus problemas. Ou seja, basicamente o que o terapeuta vai te ajudar a fazer é ver o problema de uma outra forma e lidar melhor com aquilo que está te trazendo sofrimento. A terapia é uma ótima opção para ter saúde mental.
Em resumo, se você quer lidar diferente com os seus problemas e ter mais qualidade de vida, a terapia é uma ótima ideia.
Te lembra daquela história de ensinar a pescar para que a pessoa possa fazer por conta própria? Isso pode funcionar para sua mente. Você pode aprender maneiras de se desenvolver sem um pescador mais experiente. Mas, eu prefiro ir a um restaurante e ter um peixe lindamente adornado em prato e pronto para comer. Você não precisa passar tanto trabalho sozinho.
Se você quiser saber mais sobre terapia me manda um Whatsapp para marcar a sua consulta comigo.