O dia antes do vestibular é, sem dúvida, um dos momentos mais tensos para os estudantes. Muitos ficam tentados a rever conteúdos de última hora, estudar até tarde ou mesmo mudar sua rotina na esperança de “aproveitar o tempo” ao máximo. No entanto, a ciência e a psicologia indicam que uma das melhores abordagens que um candidato pode adotar nesse momento crucial é manter a rotina. Isso pode parecer um conselho simples, mas, quando bem compreendido e aplicado, tem efeitos positivos poderosos no desempenho mental e emocional no grande dia.
Neste artigo, vamos explorar a importância de manter a rotina um dia antes do vestibular e como isso está fundamentado em evidências científicas, especialmente quando se trata de saúde mental e desempenho cognitivo. Através do olhar da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e das neurociências, veremos por que essa prática ajuda a reduzir a ansiedade e aumentar a performance, e, finalmente, como ela pode ser a chave para o sucesso.
A Ansiedade Antes do Vestibular: Um Inimigo a Ser Controlado
A ansiedade antes de provas é um fenômeno amplamente estudado na psicologia, e suas consequências negativas são bem documentadas. Estudos indicam que níveis altos de ansiedade podem prejudicar a concentração, a memória de curto prazo e a capacidade de tomada de decisões, fatores cruciais para uma boa performance em exames. Segundo pesquisas na área de psicologia educacional, a ansiedade de desempenho está diretamente relacionada ao medo do fracasso, levando muitos estudantes a tomarem decisões impulsivas, como revisar grandes quantidades de material no dia anterior ao exame (Cassady & Johnson, 2002).
Aqui é onde entra a TCC, uma abordagem amplamente utilizada para tratar a ansiedade, incluindo a ansiedade relacionada ao desempenho acadêmico. A TCC ensina que muitos dos comportamentos impulsivos e pensamentos distorcidos são produtos da ansiedade, e que seguir uma rotina pré-determinada é uma das maneiras mais eficazes de mantê-la sob controle. Manter uma rotina antes do vestibular pode ajudar a “enganar” o cérebro, criando uma sensação de familiaridade e previsibilidade, o que reduz a excitação fisiológica associada à ansiedade (Beck, 2011).
A Importância da Neurociência no Contexto do Vestibular
Além da psicologia, a neurociência também oferece suporte ao conceito de manter uma rotina no dia antes de uma prova importante. O cérebro humano é particularmente sensível a mudanças bruscas, e qualquer alteração inesperada pode desencadear respostas de estresse, mediadas pelo sistema nervoso simpático. Em momentos de estresse, o cérebro ativa o eixo HPA (hipotálamo-pituitária-adrenal), liberando cortisol, que é o hormônio do estresse. O problema? Níveis altos de cortisol estão associados a uma diminuição na memória de trabalho e no processamento cognitivo eficiente (Lupien et al., 2009).
Manter uma rotina estável no dia antes do vestibular ajuda a manter esses níveis de cortisol sob controle. O cérebro, acostumado à previsibilidade, tem menos chances de entrar em modo de estresse. Por exemplo, se você normalmente acorda às 7h e faz uma caminhada, mudar essa rotina radicalmente, dormindo até tarde ou não fazendo a caminhada, pode criar um ambiente de incerteza que o cérebro interpreta como um sinal de perigo, aumentando a ansiedade e prejudicando o desempenho cognitivo no dia seguinte.
A Relação Entre Sono e Desempenho
Um dos elementos mais importantes da rotina, especialmente em um momento de grande pressão como o vestibular, é o sono. Estudos indicam que uma noite mal dormida pode afetar drasticamente o desempenho cognitivo, incluindo a capacidade de raciocínio lógico, tomada de decisões e até mesmo o humor (Walker, 2017). O sono é o momento em que o cérebro consolida informações adquiridas durante o dia, transferindo-as da memória de curto prazo para a memória de longo prazo.
Tentar estudar até tarde ou revisar muito conteúdo no dia anterior ao exame, mesmo que pareça produtivo, pode interferir na qualidade do sono e prejudicar essa consolidação. Em vez disso, seguir a rotina habitual de ir para a cama na mesma hora e garantir uma noite de sono adequada será muito mais benéfico para o desempenho no vestibular. Estudantes que mantêm seus horários normais de sono, mesmo em momentos de estresse, demonstram melhores resultados acadêmicos do que aqueles que sacrificam o sono em prol de mais horas de estudo (Carskadon et al., 2004).
Alimentação Regular: Manter a Energia Sem Surpresas
Outro aspecto crucial de manter a rotina no dia anterior ao vestibular é a alimentação. Mudar drasticamente o padrão alimentar pode levar a desequilíbrios de energia, picos de glicose e até mesmo desconfortos gastrointestinais, o que, evidentemente, não é ideal para o dia da prova. Uma dieta equilibrada que você já esteja acostumado a seguir vai garantir que seu corpo e cérebro estejam preparados para manter o foco e a energia durante o exame.
A neurociência nos diz que o cérebro requer uma quantidade considerável de energia para funcionar adequadamente durante atividades cognitivas intensas, como uma prova. Manter uma rotina alimentar estável ajuda a evitar picos e quedas bruscas de açúcar no sangue, o que pode causar fadiga mental e dificuldades de concentração (Gómez-Pinilla, 2008). Uma refeição balanceada, rica em carboidratos complexos e proteínas, deve ser mantida antes do vestibular, assim como durante os dias anteriores.
Mente e Corpo: A Relação com a Atividade Física
A atividade física é outro componente importante de uma rotina saudável que deve ser mantido no dia antes do vestibular. Muitos estudos já demonstraram que o exercício físico, mesmo que leve, como uma caminhada ou ioga, pode ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar o foco mental. A liberação de endorfina, um hormônio que melhora o humor e reduz a percepção de dor, é um efeito positivo associado ao exercício físico, ajudando a reduzir o estresse pré-prova (Ratey & Loehr, 2011).
Assim, se a atividade física faz parte da sua rotina diária, seja uma caminhada leve ou uma sessão de alongamento, é essencial mantê-la no dia antes do vestibular. Isso ajudará a garantir que você não sinta uma acumulação desnecessária de tensão e estresse.
Estratégias de TCC para Manter a Rotina
Por fim, vamos falar sobre como a TCC pode fornecer estratégias práticas para manter a rotina e reduzir a ansiedade no dia antes do vestibular. A TCC ensina que nossos pensamentos têm grande influência sobre nossas emoções e comportamentos. Uma técnica útil para os dias de alta pressão é a reestruturação cognitiva, onde você identifica pensamentos automáticos negativos (como “eu não sei nada” ou “vou falhar”) e os substitui por pensamentos mais realistas e funcionais (“me preparei da melhor maneira possível” ou “sei o suficiente para passar”).
Além disso, a prática de mindfulness, que se alinha com as abordagens contextuais da TCC, pode ser uma ferramenta valiosa no dia antes da prova. Mindfulness envolve focar no presente, aceitando os pensamentos e sensações sem julgá-los. Isso ajuda a reduzir a ruminação e o pensamento catastrófico, comuns antes de exames importantes (Kabat-Zinn, 2003).
Conclusão
Em resumo, manter a rotina no dia antes do vestibular é uma das melhores maneiras de garantir um desempenho estável e eficiente no dia da prova. A ciência psicológica e as neurociências mostram que a previsibilidade diminui a ansiedade, melhora o foco e otimiza o funcionamento cognitivo. Portanto, em vez de tentar mudar seus hábitos na véspera do vestibular, aposte na regularidade e confiança de uma rotina bem estabelecida.
Richard Avilá, psicólogo graduado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e estou terminando meu mestrado pela mesma universidade. Atualmente estou participando de duas formações profissionais, uma em terapia comportamental dialética (DBT) e outra para instrutores de mindfulness no modelo neurocognitivo. Por fim, mas não menos importante, meu atendimento clínico é minha principal atividade. ÁREAS DE ATUAÇÃO Tratamento para TOC individual e em grupo Terapia Cognitivo Comportamental para transtornos mentais Tratamento de ansiedade e manejo de estresse Tratamento para TDAH Tratamento para Borderline Tratamento para comportamento que coloca a vida em risco Tratamento individual para problemas de relacionamento
Referências
- Beck, A. T. (2011). Cognitive theory of anxiety: Implications for cognitive-behavioral therapy. Psychiatric Clinics of North America.
- Carskadon, M. A., Wolfson, A. R., Tzischinsky, O., & Acebo, C. (2004). Adolescent sleep patterns, circadian timing, and sleepiness at a transition to early school days. Sleep Research Society.
- Cassady, J. C., & Johnson, R. E. (2002). Cognitive test anxiety and academic performance. Contemporary Educational Psychology.
- Gómez-Pinilla, F. (2008). Brain foods: The effects of nutrients on brain function. Nature Reviews Neuroscience.
- Kabat-Zinn, J. (2003). Mindfulness-based interventions in context: Past, present, and future. Clinical Psychology: Science and Practice.
- Lupien, S. J., McEwen, B. S., Gunnar, M. R., & Heim, C. (2009). Effects of stress throughout the lifespan on the brain, behavior, and cognition. Nature Reviews Neuroscience.
- Ratey, J. J., & Loehr, J. E. (2011). The positive impact of physical activity on cognition during adulthood. National Academy of Sciences.
- Walker, M. P. (2017). Sleep is essential for mental health. Neuroscience.