Os sintomas do TDAH em uma pessoa adulta, no entanto, podem ficar mascarados por outras condições, como problemas de relacionamento, alterações de humor, uso de substâncias, entre outras. E assim como no diagnóstico infantil, temos que subdividir em o TDAH em hiperativo, desatento ou misto. 

Os hiperativos parecem aquelas pessoas a mil, fazendo tudo de uma vez. Chega a cansar de assistir essas pessoas trabalhando. E ainda tem disposição para ir para academia e limpar a cozinha quando chegar em casa. Mas muito cuidado, porque muitas pessoas têm essa quantidade de energia e nem por isso são hiperativas. Por isso, cuidado ao rotular seu colega de serviço.

Já o sintoma mais característico do desatento adulto, na minha experiência pessoal, é perder as coisas. Ou seja, perder a chave do carro, o celular, a mochila, o relatório que deveria entregar etc. Lembro que essa pessoa não perde as coisas de propósito para te deixar com raiva. Ela genuinamente se esquece onde deixou. 

Tratamento Psicológico para TDAH

O diagnóstico de TDAH, seja em crianças ou em adultos, precisa ser feito por um profissional da saúde mental, psicólogo/a ou psiquiatra. E se você se percebe com muita falta de atenção e/ou com muita energia, a ponto de isso atrapalhar a sua vida, não deixe de procurar um atendimento. Você pode melhorar.

Atendimento online comigo pelo whatsapp

Além disso, eu tenho amigos que tem esse diagnóstico e são muito bem-sucedidos em suas profissões. Por isso, com a ajuda adequada e com um pouco de vontade de mudar, você conseguirá superar os padrões do TDAH e ter uma vida plena.

E nesse sentido, existe tratamento para o TDAH em adultos. E a terapia ajuda muito ao instrumentalizar a pessoa com técnicas para lidar com suas distrações ou seu funcionamento interno. Alguns já chegam na fase adulta com seu terapeuta a tiracolo e conseguem ter uma regularidade maior em áreas que antes do tratamento psicológico se atrapalhariam. Mas, não é impossível começar a tratar na fase adulta.

Referência

  • Lopes, R. M. F., do Nascimento, R. F. L., & Bandeira, D. R. (2005). valiação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em adultos (TDAH): uma revisão de literatura. Avaliaçao Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, 4(1), 65-74.

adultos podem ter TDAH

Quer ver mais artigos?

Entre em Contato

Você pode marcar uma consulta de avaliação
ou pedir mais informações. Estou aqui para te ajudar!

contato@psicoavila.com.br

Terapia Online e Presencial