Sabe aquela sensação de que nada vai mudar, apesar dos seus esforços e da colaboração dos que estão ao seu redor? Isso se chama desesperança. Não ver a luz no final do túnel é algo muito perigoso para quem enfrenta pensamentos suicidas.
Talvez você reconheça essa situação pelas seguintes frases:
- “Eu não tenho nada a esperar,”;
- “As coisas nunca vão melhorar”;
- “Eu não vejo nada melhorar, não há razão para viver”;
- “Jamais poderei ser feliz e não consigo suportar a vida”;
- “Eu sou um peso para os meus familiares, é melhor que fiquem sem mim”;
- “Eu me sinto infeliz e só tenho uma saída”.
E o que fazer para ajudar?
Nessas horas tendemos a nos atrapalhar, pois não estamos preparados para lidar com a tristeza, com a desesperança e com a ideia de morte por suicídio. Então, qual o conselho que geralmente damos?
💁♂️ Não pensa assim!
💁 Tudo vai melhorar!
💁♂️ Acho que você está enganado, pois você tem muitas coisas pelas quais pode ser grato.
Eu entendo que a sua intenção é a melhor, mas alguém que está sentindo desesperança vai interpretrar essas frases como invalidações. E realmente, o argumento “você não entende o que estou passando” é genuíno e válido. Ou seja, cada um vai enfrentar a dor de uma forma individual e subjetiva.
Mas isso não significa que você não vai ficar preocupado com o seu familiar ou amigo. Por isso, o/a ajude a encontrar a ajuda que ele ou ela precisa nesse momento. Se ofereça para encontrar um terapeuta ou ir até o consultório juntos. Isso vai demonstrar que você está disponível para ajudar essa pessoa e que se importa com a vida dela.
Além disso, não esqueça que a ligação para o Centro de Valorização da Vida (188) é gratuita e fornece um excelente direcionamento nos momentos de crise. O suicídio é algo sério e precisa ser cuidado por profissionais da saúde mental.
E se você conhece alguém que está passando por tudo isso, não deixe a sua falta de habilidade com situação te travar. Ajude essa pessoa a procurar a ajuda profissional que ela precisa (psicólogo + psiquiatra).