
É pior conviver com depressão ou com ansiedade?
A verdade é que nenhuma das duas são fáceis. E viver com qualquer uma delas é muito desconfortável. Primeiramente, quero te explicar a diferença entre a depressão e a ansiedade. Enquanto a depressão é uma patologia em que seus pensamentos são levados para o passado, a ansiedade é algo comum, que pode vir a ser patológico e leva sua mente para futuros que sequer aconteceram ou que nem estão acontecendo.
Outra diferença entre essas duas é que a depressão está muito associada à tristeza. E tristeza é algo com o qual podemos conviver nas doses corretas. Já a ansiedade nos causa medo. Da mesma forma, se for em doses corretas a ansiedade pode até ser produtiva.
Mas as medidas aceitáveis de tristeza e medo são diferentes. Tem muita gente que é extremamente triste e ainda sim consegue ter uma vida normal e funcional. Contudo, níveis medianos de medo podem te congelar ou te fazer evitar muitas oportunidades de vida. Isso te leva para o isolamento social e pode te trazer muitos prejuízos na saúde mental.
Entretanto, nem tudo está perdido, pois o tratamento da ansiedade é mais simples que o da depressão. Se bem aplicado e com condições favoráveis podemos superar uma ansiedade mediana em um tempo bem mais curto do que uma depressão de mesma intensidade, não que isso seja uma competição.
Enfim, para ambas situações um psicólogo pode te ajudar. Se você se sente triste ou com ansiedade com muita frequência e intensidade, me chame no Whatsapp para marcarmos uma consulta e conversarmos sobre isso. Eu posso te ajudar.