Você pensa que tudo vai dar errado e que as coisas estão sempre ruins? Ou para cada problema existem mais 20 novos problemas e para cada solução mais 100 dificuldades ou “não vai dar certo”? Isso pode ser uma distorção cognitiva de filtro negativo.
Por isso, eu fiz um vídeo no meu canal do youtube explicando como funciona a distorção cognitiva de filtro negativo, com técnicas específicas para você lidar com essa forma de pensar. As técnicas sobre o que são as distorções cognitivas são baseadas em evidências científicas. Ou seja, uso a Terapia Cognitivo-Comportamental para criar esses conteúdos e te ajudar gratuitamente. Além disso, não deixe de olhar a playlist de vídeos sobre as 17 distorções cognitivas para você identificar os seus padrões de pensamento.
Sobre o filtro negativo, essa forma de pensar pode aparecer na mente de pessoas muito autocríticas e exigentes acham que as coisas precisam ser exatamente como elas pensaram, porque, se ao contrário, se sentem inúteis e se criticam. Ou seja, você pode se sentir desestimulado na primeira experiência de “fracasso” ou “frustração”. Assim, começam os pensamentos do filtro negativo, dando um enfoque apenas para um lado ruim da situação.
Como lidar com isso?
Por isso, fazer terapia é importante para ter um espaço com um psicólogo para falar sobre os seus pensamentos, identificar as suas emoções e conseguir construir novas formas de pensar e perceber os acontecimentos ao seu redor. Assim, a sua saúde mental e a sua qualidade de vida melhoram.
Referências:
Leahy, R. L. (2018). Técnicas de Terapia Cognitiva-: Manual do Terapeuta. Artmed Editora.