Será que TOC é hereditário? Não necessariamente!
Dentro da psicologia tentamos estudar de tudo para entender o que está acontecendo com nossos pacientes. A parte genética não fugiria desse padrão. Portanto, algumas pesquisas tentar identificar os genes que são passados dos pais para os filhos e que depois de uma mudança manifestariam sintomas de TOC.
Contudo, os achados desses estudos não são sempre os mesmos. O que sugere que os pesquisadores não chegaram a um acordo. Talvez nem exista alguém nessa história que esteja errado, mas todos podem estar certos. Pois, mais de um gene pode manifestar sintomas de TOC.
Tá, parece desanimador. Mas, algumas coisas podem ser afirmadas:
- Familiares de pessoas com TOC tem um risco aumentado de apresentar os sintomas.
- Tem um estudo que demonstrou que 22,5% dos participantes de uma pesquisa possuíam familiares de primeiro grau com TOC. Nesse estudo ficou comprovado que é mais “possível” ter TOC se alguém da sua família também tiver.
- Em outro estudo se mostrou que a o momento de início das obsessões está relacionado com a incidência familiar.
Então, TOC é hereditário? Existe uma chance maior de ter TOC se na sua família alguém possui esses sintomas, mesmo que não tenha o diagnóstico.
A ideia aqui não é desanimar ninguém. Mas, te deixar atento para crianças e adolescentes na família que estejam apresentando sintomas desde novos e que se beneficiariam de um tratamento precoce. Sem medo de dizer, a terapia é mais dinâmica para adolescentes e crianças, pois eles aprendem muito rápido.
Saiba Mais
🔶 Se você quiser saber mais sobre tratamento para TOC não esquece de dar uma olhada lá no meu canal do YouTube onde posto muito conteúdo para quem sofre de pensamentos obsessivos.
🔶 Ah, no mês de fevereiro de 2021 falarei exclusivamente (quase) de TOC no Instagram. Então, todo conteúdo será dedicado para quem precisa vencer o TOC.
🔶 Última coisa, não esquece de me mandar um WhatsApp para saber os detalhes da terapia para vencer o TOC.
Ref: Cordioli, A. V. (2014). TOC: Manual de terapia cognitivo-comportamental para o transtorno obsessivo-compulsivo. Artmed Editora.