Tratamento da Ansiedade: Sintomas da Ansiedade

Se um amigo está prestes a fazer uma prova e parece nervoso você dirá que é ansiedade. Ou se ele correr para o banheiro também é ansiedade. Ou se ele começar a ficar vermelho com a respiração curta e rápida isso também será ansiedade. E se ele achar que vai morrer, novamente, será ansiedade.

Afinal, o que é ansiedade?

Em um artigo científico bem interessante (vou deixar a referência no final) encontrei que a ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto que tenta previnir um perigo.

Ou seja, a ansiedade é aquele nó na garganta que você sente quando está passando por algo que causa medo ou apreensão, é aquela âncora presa no seu peito. E por isso que ter ansiedade é ter sintomas físicos e mentais.

Então, pra você entender, vou te dar uma lista de sintomas da ansiedade:

7 Sintomas mentais/emocionais

  • Medo do pior;
  • Aterrorizado;
  • Nervoso;
  • Medo de perder o controle;
  • Incapacidade de relaxar;
  • Medo de morrer;

Sintomas físicos

  • Palpitação;
  • Sensação de sufocamento;
  • Dificuldade de respirar;
  • Indigestão;
  • Desmaio;
  • Tontura;
  • Suor, etc.

Não coloquei todos os sintomas para você não sair taxando seus amigos de ansiosos crônicos 😂 😂 😂. E agora você deve estar se perguntando, e como eu trato a minha ansiedade? Por isso te respondo: a principal arma contra ansiedade é o autoconhecimento. Ou seja, é entender seus gatilhos e prevenir as consequências ruins dessa história. Por exemplo, se você sabe que fica tonto quando fica ansioso, o melhor é você ficar sentado quando for escutar uma notícia ruim. Ou já começa uma diafragmática antes de piorar a situação.

Além disso, uma coisa importante: a ansiedade não é doença, ansiedade é algo absolutamente normal de se sentir, mas em excesso pode te gerar muito sofrimento.

Perceba que também não é incomum sentir medo de diferentes formas, porque a ansiedade em si é um bom mecanismo de defesa para nos manter vivos dos perigos em nosso ambiente. A consequência disso é sentir muito medo, o que pode ser ruim para você e causar muitos outros problemas. 

E como tratar a ansiedade?

Enfim, a terapia cognitivo-comportamental te ajuda a identificar os gatilhos que te causam ansiedade e você aprende a lidar com eles. Muitas vezes podemos prevenir nossa ansiedade ao executar um comportamento simples antes que um evento aconteça. Portanto, se você quer entender sua ansiedade e como lidar com as consequências me manda um Whatsapp para conversarmos sobre terapia.

Além disso, estou deixando um vídeo no meu canal do youtube que fala sobre abrir mão da ilusão do controle para quem sofre de ansiedade. Assista e deixa um comentário!

🙏 🙏 🙏

Referências:

Steer, R. A., & Beck, A. T. (1997). Beck Anxiety Inventory.

Castillo, Ana Regina GL, Recondo, Rogéria, Asbahr, Fernando R, & Manfro, Gisele G. (2000). Transtornos de ansiedade. Brazilian Journal of Psychiatry22(Suppl. 2), 20-23. https://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462000000600006

tratamento de ansiedade

Quer ver mais artigos?

Entre em Contato

Você pode marcar uma consulta de avaliação
ou pedir mais informações. Estou aqui para te ajudar!

contato@psicoavila.com.br

Terapia Online e Presencial