TDAH é falta de surra? | Tratamento do TDAH

Não sei você, mas eu já vi tantas vezes pais batendo nos filhos para que eles prestem atenção ou que consigam estudar mais. Esses pais acham que ao TDAH é falta de surra, mas usar a agressão física não vai resolver, mas o tratamento do TDAH, sim. Em nenhum momento da história uma desatenção foi resolvida com surra.

Me diz uma coisa, você bateria em alguém que tem pressão alta? Imagina, surrar uma pessoa porque ela apresenta uma característica que não está no controle dela. O raciocínio é mesmo para quem tem TDAH. 

Já sei que você pode me dizer “se ele(a) quiser certamente conseguirá, pois quando está no celular não tem TDAH”. Então, você está muito equivocado se pensa assim. Os motivos são os seguintes:

  • O TDAH pode se manifestar sim no uso do celular. Você que não percebeu o uso inconstante de um app ou da desistência de conversas no WhatsApp.
  • Algumas atividades requerem mais foco, como o uso do celular, jogar vide-game e conversar com outra pessoa. Logo, será mais “fácil” manter a atenção nessas situações.
  • Muitas vezes a atenção não depende de um querer, pois ela é afetada por diversos fatores, como sono, predileção pela atividade, medo, entre outras. 

As causas dos TDAH não incluem falta de vontade, falta de uma boa surra ou querer atrapalhar a vida dos pais. Na verdade, as causas são ambientais, genéticas e sociais.

Por isso, você não pode culpar seu filho por ter desatenção ou hiperatividade. Não é um botão cerebral que você aperta para ligar e desligar.

E como resolver o TDAH?

O tratamento do TDAH inclui Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e farmacoterapia. Não deixe de procurar a ajuda adequada, independentemente da idade!

Referência
• Lopes, R. M. F., do Nascimento, R. F. L., & Bandeira, D. R. (2005). valiação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em adultos (TDAH): uma revisão de literatura. Avaliaçao Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, 4(1), 65-74.

TDAH não é falta de surra

Quer ver mais artigos?

Entre em Contato

Você pode marcar uma consulta de avaliação
ou pedir mais informações. Estou aqui para te ajudar!

contato@psicoavila.com.br

Terapia Online e Presencial