Pessoas com Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) têm uma tendência em se preocupar demais com um monte de coisas. Os pensamentos se voltam para todas as consequências negativas que podem acontecer sobre uma determinada preocupação. Ou seja, pessoas com TAG pensam muito, possuem uma ANSIEDADE EXTREMA sem um motivo aparente por boa parte do dia na maioria dos dias, catastrofizam situações e se preocupam o tempo todo.
Mas é possível melhorar do transtorno e viver uma vida melhor. A maioria das pessoas com o Transtorno de Ansiedade Generalizada consegue melhorar dos sintomas com a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Assim, se você tem a sua mente trabalhando o tempo todo e não consegue deixar de se preocupar com as coisas ao seu redor, o diagnóstico de TAG é possível, {procure um psicólogo para te diagnosticar}.
Então vamos para os 7 sinais que todo paciente com TAG pode apresentar
1. Você precisa ter certeza absoluta.
Você sente a necessidade de sempre ter 100% de certeza de que tal evento negativo vai vir a acontecer, ou não. Além disso, pensar que se existe uma mínima chance de um evento ter um desfecho negativo, então ela pode acontecer com você. Portanto, exigir certeza de você mesmo só fará com que você se preocupe mais; logo, só fará com que você sofra mais piorando os seus sintomas de ansiedade.
2. Há perigo em toda a sua volta.
Você sente que está sempre prestes a vivenciar algo perigoso, como uma catástrofe, um acidente fatal ou uma situação perigosa; consequentemente, você imagina que precisa se preocupar para evitar que isso aconteça. Mas quase todas as suas preocupações e previsões não acontecem. Ou seja, você já percebeu que está fazendo milhares de previsões que não se tornam verdade. Mas o que realmente está acontecendo é você antecipar um evento que não aconteceu (ansiedade antecipatória).
3. Incapacidade de relaxar – tensão mental e física constantes
Você está sempre cansado/a, mas não consegue relaxar completamente porque suas preocupações não deixam. O TAG é acompanhado por sintomas físicos da ansiedade, como a tensão muscular, insônia, cansaço físico e mental, entre outros. Nesse sentido, estudos mostram que pessoas com TAG sofrem de outros problemas psicológicos, como outros transtornos de ansiedade e depressão. Além disso, as preocupações excessivas do Transtorno de Ansiedade Generalizada podem te levar a ter comportamentos disfuncionais e negativos na tentativa de diminuir as preocupações, como fumar mais, beber excessivamente, usar drogas, comer descontroladamente ou perder o sono. Ou seja, são comportamentos que não resolvem a ansiedade do transtorno, bem pelo contrário, só pioram os seus sintomas.
4. Você tem de estar pronto para responder.
Você não pode baixar a guarda e precisa estar sempre super alerta para qualquer ameaça que venha a acontecer. Porém esse estado de hipervigilância faz com que você fique com muita ansiedade “acumulada” e com estresse, o que diminui a sua qualidade de vida, a sua saúde mental e física, e o seu bem estar. Ou seja, o preço que você paga por estar sempre em alerta é muito grande. Isso tem relação com o estado de luta ou fuga disparado no seu cérebro quando você percebe algo como ameaçador. Vamos combinar que na maior parte das vezes você exagerou na interpretação da ameaça e, por isso, a ajuda de um psicólogo para desfazer essa crença seria bem-vinda.
5. Você precisa ter controle.
Você acha que a única maneira de fazer com que as coisas negativas aconteçam é estando no controle da situação. E pensar demais é uma forma de tentar “controlar” a ansiedade – que está descontrolada – pelo fato de você não saber o que vai acontecer no futuro. Mas as consequências disso é que você tenta controlar coisas que não estão sob o seu controle. E quando você se sente que não está no controle, você se sente ansioso. Ou seja, é um ciclo vicioso de pensar em possíveis perigos que não estão acontecendo, mas que você sente que precisa lidar com eles, se sentir ameaçado, não conseguir estar no controle, aumentar a ansiedade… E por aí vai.
6. Qualquer desconforto emocional é ruim e precisa ser evitado.
Pessoas com TAG não toleram as emoções negativas, ou seja, aquelas que nos machucam e nos fazem sofrer de alguma forma. São a ansiedade, a tristeza, o medo, a raiva, a preocupação, a frustração… E se você sente que não tolera esses desconfortos emocionais e que precisa estar sempre fazendo algo para eles irem embora, isso pode ser um sinal de preocupação excessiva, e de TAG. Nesse sentido, o desconforto emocional muitas vezes são os sintomas psicológicos da ansiedade.
Ou seja, é o medo de que aconteça o pior, o medo de perder o controle, a sensação de estar nervoso ou assustado… Isso é muito característico de pessoas que sofrem de ansiedade. E no Transtorno de Ansiedade Generalizada as preocupações são com possíveis problemas futuros – mas sempre distorcidos e exagerados. Além disso, a realidade da vida é que todo mundo passa por momentos difíceis, mas isso não significa que coisas terríveis vão acontecer como você pensa, e sentir emoções negativas é normal e faz parte do ser humano. Por isso, passar a vida se preocupando demais só aumenta o seu sofrimento e não é um ato de autocuidado com a sua saúde mental.
7. Você não consegue viver o momento presente.
Você vive em um futuro que nunca acontece. Em que os seus pensamentos ansiosos e catastróficos estão sempre te trazendo possíveis ameaças que você precisa lidar e se proteger. Ou seja, você perde momentos importantes em que poderia estar aproveitando, e vive uma vida em que mais se preocupa do que vive no aqui e agora. Assim, você vive em um futuro que você tem medo de ser terrível, mas que nunca é tão ruim quanto você previa.
Nesse sentido, uma pesquisa demonstrou que 85% das coisas que as pessoas se preocupam acabam sendo neutras ou positivas. Ou seja, tem muita chance de que aquilo que você está se preocupando nem venha a acontecer, tente pensar em situações em que isso se demonstrou ser verdade.
Me identifiquei com alguns sinais! O que eu faço?
Se você se identificou com as características do Transtorno de Ansiedade Generalizada, te indico que busque terapia para lidar com o que você está passando. A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma forma efetiva de lidar com as emoções ruins de sentir, assim você vai conseguir entender o que você está passando e como lidar com essas preocupações usando habilidades que somente um terapeuta da TCC pode te dar
O TAG tem consequências muito negativas para a pessoa que sofre dela. Os relacionamentos são afetados, a sua saúde fica fragilizada, você sente menos felicidade, o seu estresse aumenta… Por isso, não deixe de pedir ajuda, existem profissionais especializados para te ajudar a melhorar a sua saúde mental e viver melhor. Se quiser fazer terapia comigo, me chama no Whatsapp para eu te ajudar.
Se a sua preocupação é crônica, seu sofrimento é intenso, então saiba que sua vida não precisa ser assim. A terapia é um espaço seguro para trabalhar os seus pensamentos e emoções e ao aceitar a incerteza e entender que os seus pensamentos são sintomas e que você não precisa se preocupar com coisas que não serão dessa forma, você começa a ter a oportunidade de viver a vida ao máximo e retomar atividades que são importantes para você, de uma forma leve e com qualidade de vida. Assim, começar terapia para lidar com o TAG é um passo necessário para a sua vida e para a sua felicidade.
Dessa forma, espero que esses 7 sinais tenham feito você entender melhor sobre o que você está passando. Me chama no Whatsapp que eu posso te ajudar a melhorar.
Referências: Leahy, R. L. (2012). Livre de ansiedade. Artmed Editora.