Como assim não colabore com o TOC? É muito comum o pessoal me dizer “eu preciso me curar do TOC”, mas depois de iniciar a terapia não querer passar pelas exposições. E nesse post eu vou te ensinar a como lidar com o TOC.
Na verdade, todos queremos a saída mágica. Quero ser magro sem dieta e academia, quero ser rico sem trabalhar e quero me livrar do TOC sem cumprir o tratamento.
Você colabora com o TOC quando não se expõe àquilo que te gera mais obsessões. Isso se chama evitação. Adivinha, quando você para de fazer alguma coisa por causa do TOC você estará dando mais força para aquilo. Isso é bem ruim.
Você também colabora com o TOC quando diz para o terapeuta que fará o ritual, mesmo que ele se rasgue de explicações na sua frente. As tarefas da terapia envolvem fazer outras coisas que não a compulsão. Logo, não seguir isso é dar um tiro no próprio pé.
Diga não para o TOC
Mas, tem algo que gera muitos problemas, a acomodação familiar. Por vezes você envolverá seus amigos e familiares no seu ciclo do TOC.
- Me alcança uma toalha limpa?
- Lava essa roupa com álcool para mim?
- Não encosto em dinheiro, paga para mim?
- Não posso sair de casa, então tu vais ter que buscar para mim
Isso está errado! Não colabore com o TOC, seu ou de quem você ama. Eu juro que se tivesse uma injeção para curar TOC eu daria! Mas, não tem. O processo é complexo, mas você consegue lidar com suas obsessões.
E se você precisa de ajuda para melhorar do TOC, me chama no Whatsapp para marcar terapia comigo. Eu posso te ajudar. As rédeas da sua vida devem ser suas e não do TOC. Pegue de volta sua vida.
Além disso, eu tenho vários outros posts sobre TOC aqui no meu site.