O que é a Ansiedade de verdade | Definição e Ajuda Psicológica

o que é a ansiedade

Você sabe o que significa Ansiedade? Todo mundo já sentiu em algum momento da vida, mas duvido que você conheça a definição da ansiedade pela APA (American Psychological Association). Para entender como controlar quando você estiver ansioso/ansiosa, você precisa entender o que ela significa e como afeta o seu corpo e mente.

De acordo com a Associação Americana de Psicologia, a ansiedade é uma “emoção caracterizada pela apreensão e sintomas somáticos de tensão em que um indivíduo antecipa perigo iminente, catástrofe ou infortúnio”. Ou seja, a ansiedade é uma sensação muito ruim de sentir. E ela tem como função preparar seu corpo para lidar com uma ameaça.

Por isso, os músculos ficam tensos, a respiração fica mais rápida e o coração bate mais rápido. Essas reações para quem tem ansiedade é algo comum, né? E talvez você esteja pensando que a ansiedade também é muito parecida com a reação de medo. Isso de fato é verdade, porque as reações das duas emoções são muito parecidas. Mas existem algumas diferenças.

O que é de verdade?

A ansiedade é considerada uma resposta de longa duração que foca em lidar com uma ameaça (real ou imaginária) sem um estímulo totalmente claro do que a causou. 

Por exemplo, quando você fica ansioso para uma conversa difícil que você terá com alguém no final de semana. Você tem ansiedade muitos dias antes, portanto, seu corpo dias antes e por longos períodos de tempo sentirá aqueles sintomas físicos dessa emoção, como o coração acelerado. E na verdade, você nem sabe ao certo o porquê de estar ansioso, pois a conversa pode ter um desfecho que é bem diferente do que você imagina. 

Já o medo é uma resposta de foco no presente. Ou seja, acontecendo no aqui e agora. E de curta duração e que se consegue identificar facilmente a ameaça que causou o medo. 

Por exemplo, quando você acorda no meio da madrugada por causa de um barulho de vidro quebrando  dentro da sua casa. Seu instinto natural é perceber esse barulho e interpretá-lo como uma ameaça, visto que dificilmente uma pessoa entraria na sua casa no meio da madrugada de forma não intencional e atrapalhadamente quebraria um copo.  Ou seja, sua ansiedade disparou naquele momento e o estímulo era real e facilmente identificável. 

Como resolver?

Imagino que você se identificou com as características da ansiedade e agora pode distinguir isso de um momento de medo normal com um estímulo bem definido. Caso seja ansiedade o seu problema, saiba que existe tratamento. Então, se você quiser fazer terapia comigo para aprender como controlar a sua ansiedade, me chame para marcar a sua consulta!

Referências:

VandenBos, G. R. (Ed.). (2015). APA dictionary of psychology (2nd ed.). American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/14646-000

Quer ver mais artigos?

Entre em Contato

Você pode marcar uma consulta de avaliação
ou pedir mais informações. Estou aqui para te ajudar!

contato@psicoavila.com.br