Esses dias minha namorada entrou em um momento de tristeza profunda muito grande por algumas horas e eu me senti desesperado, pois não queria que ela experenciasse essa dor emocional que conheço tão de perto. No final, ficou tudo bem, pois ela só precisa de um tempinho para ficar triste. Passou.

Mesmo tendo passado por meus momentos de tristeza e conhecer a teoria dessa emoção não consegui segurar o que despertou em mim, uma vontade maluca de sentir aquilo no lugar dela. Mas, a demonstração disso pode ser bem pior do que respeitar esse momento.

Nós não estamos preparados para lidar com a tristeza. Logo, queremos que ela desapareça e que a pessoa volte a ser a encarnação da felicidade. Mas, não precisa ser assim. Pois, essa emoção é algo natural.

O filme Divertidamente mostra isso de um modo incrível, pois está tudo bem, de vez em quando, ficar triste. É natural ter períodos de tristeza e ok! O importante é que isso não seja eterno e nem te cause tantos prejuízos. 

Tristeza é diferente de depressão. Se você procurar os critérios diagnósticos da depressão não encontrará a palavra ‘tristeza’. Sério, eu procurei! Então, não generalize algo pontual. Pode ser só um momento que a pessoa não estava legal por sei lá quais motivos. Só isso!

Contudo, se a tristeza for algo tão insuportável para você a ponto de te causar muita dor e/ou prejuízos é melhor você procurar um psicólogo, pois ele poderá te ajudar com essa emoção.

tristeza, emoções

Quer ver mais artigos?

Entre em Contato

Você pode marcar uma consulta de avaliação
ou pedir mais informações. Estou aqui para te ajudar!

contato@psicoavila.com.br

Terapia Online e Presencial