Será que Eu Realmente Tenho TDAH? Descubra o Impacto da Desorganização no Diagnóstico e Tratamento

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Pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) frequentemente questionam seu diagnóstico em algum momento. É comum que elas pensem: “Será que eu realmente tenho TDAH, ou todos ao meu redor também funcionam dessa forma desorganizada?” A dúvida pode surgir porque a desorganização e outros sintomas do TDAH podem parecer comportamentos comuns, levando as pessoas a acreditarem que esses sinais são normais e não parte de um transtorno mais complexo. Neste artigo, vamos explorar esse fenômeno e como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ajudar a entender e, dessa forma, gerenciar melhor esses sintomas.

Se você está em dúvida sobre seu diagnóstico ou gostaria de saber mais sobre o tratamento para TDAH, agende uma consulta com nossa equipe. Estamos aqui para ajudar você a encontrar o melhor caminho para uma vida mais organizada e produtiva.

A Dúvida Comum: Será que eu tenho TDAH?

Muitos adultos diagnosticados com TDAH acabam, em algum momento, questionando o diagnóstico. É fácil pensar que a desorganização, procrastinação e dificuldades de foco são simplesmente características pessoais ou até normais no ritmo acelerado da vida moderna. De fato, o TDAH é muitas vezes confundido com características comuns, o que leva a essas dúvidas. No entanto, o que diferencia o TDAH de uma desorganização “normal” é o impacto severo que esses comportamentos têm na vida diária.

A desorganização, por exemplo, é um sintoma central do TDAH e pode afetar significativamente a capacidade de realizar tarefas cotidianas. em outras palavras, indivíduos com TDAH podem se ver incapazes de completar tarefas, mesmo que sejam simples, ou podem começar várias atividades sem conseguir finalizar nenhuma delas (Puente & Mitchell, 2016).

Por que Essa Dúvida Acontece?

A dúvida sobre o diagnóstico de TDAH pode ser explicada, em parte, por distorções cognitivas, que são pensamentos automáticos e irrealistas que influenciam como percebemos a nós mesmos e nossos comportamentos. No contexto do TDAH, essas distorções podem levar a minimização dos sintomas ou a crença de que “todos são assim”. Segundo Ramsay (2017), essas distorções são comuns em adultos com TDAH e podem prejudicar o tratamento, pois o paciente pode deixar de buscar a ajuda necessária (Ramsay, 2017).

Além disso, muitos adultos diagnosticados tardiamente com TDAH se acostumam tanto com o caos em sua vida que acabam acreditando que essa é a norma. As dificuldades em gerenciar o tempo, organizar tarefas e manter o foco se tornam parte da identidade da pessoa, levando-a a questionar a validade do diagnóstico.

O Impacto da Desorganização no TDAH

A desorganização é um dos principais sintomas do TDAH e vai muito além de apenas “ser bagunçado”. Para quem tem TDAH, a desorganização pode significar perda constante de itens importantes, dificuldade em lembrar compromissos, procrastinação crônica e uma sensação constante de estar “atrasado” com as obrigações.

Esses comportamentos geram frustração e afetam negativamente o trabalho, os relacionamentos e a vida pessoal. Uma pessoa com TDAH pode sentir que está sempre correndo atrás do prejuízo, incapaz de acompanhar as demandas da vida cotidiana, o que intensifica os sentimentos de inadequação e dúvida sobre seu próprio diagnóstico (Wang et al., 2016).

Como a TCC Ajuda a Lidar com as Dúvidas Sobre o Diagnóstico

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) tem sido amplamente recomendada para o tratamento de adultos com TDAH, pois ajuda a identificar e modificar distorções cognitivas e comportamentos desadaptativos. Ao longo do tratamento, os pacientes aprendem a reconhecer seus padrões de pensamento automáticos e a desenvolver estratégias para lidar com a desorganização, procrastinação e baixa autoestima.

  • Knouse, L., Teller, J., & Brooks, M. A. (2017). [Meta-Analysis of Cognitive–Behavioral Treatments for Adult ADHD]
  • Puente, A., & Mitchell, J. T. (2016). [Cognitive-Behavioral Therapy for Adult ADHD]
  • Ramsay, J. (2017). [The relevance of cognitive distortions in the psychosocial treatment of adult ADHD]
  • Wang, X., Cao, Q., Wang, J., Wu, Z. M., Wang, P., Sun, L., Cai, T., & Wang, Y. (2016). [The effects of cognitive-behavioral therapy on intrinsic functional brain networks in adults with ADHD]

A TCC oferece habilidades práticas que podem ser aplicadas diretamente à vida cotidiana, ajudando a pessoa a se organizar melhor, planejar suas atividades e reduzir a procrastinação. A terapia também ajuda a normalizar o diagnóstico, permitindo que a pessoa compreenda que os comportamentos que antes pareciam normais são, na verdade, sintomas de um transtorno tratável (Knouse et al., 2017).

Conclusão

A dúvida sobre o diagnóstico de TDAH é comum, especialmente quando os sintomas, como a desorganização, podem parecer comportamentos normais. No entanto, a diferença está no impacto que esses comportamentos têm na vida de uma pessoa com TDAH. A Terapia Cognitivo-Comportamental oferece uma abordagem eficaz para ajudar os pacientes a entenderem seu diagnóstico e a desenvolverem estratégias para gerenciar os sintomas de forma eficaz.

Se você está lutando com a desorganização e outros sintomas do TDAH, nossa equipe está pronta para ajudar. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo a alcançar uma vida mais equilibrada e produtiva.

Referências:

  • Knouse, L., Teller, J., & Brooks, M. A. (2017). [Meta-Analysis of Cognitive–Behavioral Treatments for Adult ADHD]
  • Puente, A., & Mitchell, J. T. (2016). [Cognitive-Behavioral Therapy for Adult ADHD]
  • Ramsay, J. (2017). [The relevance of cognitive distortions in the psychosocial treatment of adult ADHD]
  • Wang, X., Cao, Q., Wang, J., Wu, Z. M., Wang, P., Sun, L., Cai, T., & Wang, Y. (2016). [The effects of cognitive-behavioral therapy on intrinsic functional brain networks in adults with ADHD]

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