O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) afeta milhões de pessoas em todo o mundo, tornando o dia a dia mais desafiador, especialmente em áreas como concentração, organização e controle de impulsos. Com o avanço da tecnologia e das terapias digitais, o tratamento online para TDAH está se tornando uma alternativa eficaz e conveniente para aqueles que enfrentam essas dificuldades. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) tem sido amplamente estudada e tem se mostrado eficaz, tanto em sua versão presencial quanto em tratamentos online. Neste artigo, exploraremos como o tratamento online para TDAH funciona e como a TCC pode ser um suporte valioso.
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A Eficácia da Terapia Cognitivo-Comportamental para TDAH
A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma abordagem terapêutica que foca na modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais. No caso do TDAH, a TCC tem se mostrado eficaz ao abordar problemas como procrastinação, falta de organização e impulsividade. A terapia ajuda os pacientes a desenvolverem estratégias para lidar com os desafios diários, melhorando a qualidade de vida a longo prazo. Diversos estudos confirmam que a TCC, mesmo quando realizada online, pode trazer benefícios significativos para os pacientes com TDAH.
Por exemplo, um estudo de Safren et al. (2010) mostrou que a TCC foi significativamente mais eficaz do que a educação e relaxamento na redução de sintomas em adultos com TDAH. Os participantes que receberam TCC online apresentaram melhorias tanto nos sintomas quanto na regulação emocional, e essas melhorias foram mantidas após 12 meses de acompanhamento (Safren et al., 2010).
Outro estudo com adultos mostrou que a terapia cognitivo-comportamental administrada por meio da internet reduziu os sintomas de TDAH com uma melhora significativa mantida por até seis meses após o tratamento (Pettersson et al., 2017).
Como Funciona o Tratamento Online de TDAH com TCC
O tratamento online segue os mesmos princípios da TCC presencial, com a diferença de que as sessões são realizadas por videoconferência ou plataformas digitais. O paciente trabalha em conjunto com o terapeuta para identificar comportamentos problemáticos e aprender estratégias para melhorar a organização, o foco e o controle de impulsos.
1. Estratégias para Melhorar a Organização
Pessoas com TDAH costumam ter dificuldades com organização. No tratamento online, o terapeuta ajuda o paciente a criar sistemas práticos para melhorar sua capacidade de organizar tarefas diárias. Isso pode incluir o uso de listas de tarefas, calendários e cronogramas, que são ajustados durante as sessões de TCC para atender às necessidades individuais do paciente (Pettersson et al., 2017).
2. Redução da Procrastinação
A procrastinação é um sintoma comum entre pessoas com TDAH, e é frequentemente abordada em terapias de TCC. O tratamento online ajuda os pacientes a aprenderem técnicas para dividir tarefas grandes em passos menores e gerenciáveis, além de desenvolver um senso de responsabilidade para completar essas etapas dentro de um prazo específico. A internet oferece ferramentas convenientes, como listas de tarefas digitais e aplicativos de produtividade, que podem ser incorporados diretamente nas sessões de TCC (Safren et al., 2010).
3. Controle da Impulsividade e Regulação Emocional
O tratamento online também aborda o controle da impulsividade, ajudando os pacientes a identificarem e modificar pensamentos automáticos que levam a decisões impulsivas. Além disso, técnicas de regulação emocional, como a reestruturação cognitiva, são ensinadas para ajudar o paciente a gerenciar o estresse e a frustração que podem surgir em momentos de desorganização ou distração (Ruwaard et al., 2012).
Vantagens do Tratamento Online para TDAH
O tratamento online para TDAH oferece uma série de vantagens que tornam a terapia mais acessível e prática para muitas pessoas. Alguns dos principais benefícios incluem:
- Conveniência: Sessões online eliminam a necessidade de deslocamento, permitindo que o paciente faça a terapia em casa ou no trabalho, economizando tempo.
- Acessibilidade: Terapia online facilita o acesso ao tratamento para pessoas que moram em áreas remotas ou que têm dificuldade em encontrar um especialista em sua região.
- Flexibilidade: As sessões podem ser agendadas de forma mais flexível, adaptando-se à rotina do paciente.
Estudos também mostram que a TCC online é igualmente eficaz em comparação à terapia presencial, com resultados duradouros e uma alta taxa de satisfação dos pacientes (Ruwaard et al., 2012).
Conclusão
O tratamento online para TDAH com Terapia Cognitivo-Comportamental tem se mostrado uma alternativa eficaz e acessível para aqueles que buscam melhorar sua qualidade de vida e gerenciar os sintomas do transtorno. Com a conveniência das sessões online e a eficácia comprovada da TCC, é possível alcançar melhorias significativas na organização, procrastinação e controle emocional.
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Richard Avilá, psicólogo graduado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e estou terminando meu mestrado pela mesma universidade. Atualmente estou participando de duas formações profissionais, uma em terapia comportamental dialética (DBT) e outra para instrutores de mindfulness no modelo neurocognitivo. Por fim, mas não menos importante, meu atendimento clínico é minha principal atividade. ÁREAS DE ATUAÇÃO Tratamento para TOC individual e em grupo Terapia Cognitivo Comportamental para transtornos mentais Tratamento de ansiedade e manejo de estresse Tratamento para TDAH Tratamento para Borderline Tratamento para comportamento que coloca a vida em risco Tratamento individual para problemas de relacionamento
Referências:
- Pettersson, R., Söderström, S., Edlund-Söderström, K., & Nilsson, K. (2017). Internet-Based Cognitive Behavioral Therapy for Adults With ADHD. Journal of Attention Disorders, 21, 508-521.
- Safren, S., Sprich, S., Mimiaga, M., Surman, C., Knouse, L., Groves, M., & Otto, M. (2010). Cognitive behavioral therapy vs relaxation with educational support for medication-treated adults with ADHD. JAMA, 304(8), 875-880.
- Ruwaard, J., Lange, A., Schrieken, B., Dolan, C., & Emmelkamp, P. (2012). The Effectiveness of Online Cognitive Behavioral Treatment in Routine Clinical Practice. PLoS ONE, 7.