TOC não tem cura, tem tratamento. Sei que é difícil lidar com a informação de que não há jeito de se livrar para sempre do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Mas, nem tudo está perdido, pois há uma forma de dominar o TOC.
Algumas pessoas ficam extremamente bravas comigo por eu afirmar que TOC não tem cura. Contudo, não posso mentir nem para você e nem para meus pacientes. Mesmo depois do tratamento psicológico as obsessões ainda podem reaparecer em momentos de crise de vida como em falecimentos de familiares, términos de relacionamentos e situações complexas no trabalho.
Entretanto, depois de passar por um tratamento online comigo você saberá lidar com as obsessões e conseguirá se livrar da sensação de estar trancado nos mesmos pensamentos por horas ou dias. Ou seja, o TOC não tem cura, mas tem tratamento que funciona.
Se você ainda não está convencido me responde o seguinte:
▶️ Diabetes tem cura? Não, né?
▶️ Mas, quem tem diabetes consegue viver bem? Sim, né?
Não seguir o tratamento da diabetes pode provocar complicações que trariam o óbito do paciente. Por outro lado, quem tem TOC pode até não fazer o tratamento e não morrerá de TOC. Todavia, a recomendação é a mesma, siga o que foi condicionado no seu tratamento de uma forma regular, mas não tão intensa. Assim, tudo ficará bem.
Obs: em outro post vou escrever sobre a suicidalidade entre pacientes que têm TOC.
TOC não tem cura, mas tem como melhorar.
Só porque o TOC não tem cura não quer dizer que você precisa se render para as obsessões e concordar com os termos e condições do TOC. A Terapia Cognitivo Comportamental para TOC pode te ajudar a lidar com os pensamentos obsessivos e interromper suas compulsões. Ou seja, ter sua vida de volta.
Se você quiser saber mais sobre terapia online comigo me manda uma mensagem no WhatsApp para conversamos sobre a melhor modalidade de terapia para você, individual ou em grupo.
Uma última dica, no meu Instagram eu posto muitos vídeos e outros textos sobre TOC. Então, se você está procurando alguém que realmente entende sobre obsessões e não acha que é só checar portas e lavar as mãos você tem que olhar para meu trabalho nas outras mídias.