Mitomania, o que é e tratamento? Você conheceu alguém que mente compulsivamente? Para! Teu ex não tem mitomania! Esse quadro é algo um pouco mais complicado do que geralmente imaginamos.
Mitomania pode ser conhecida também como mentira patológica ou pseudologia fantástica. Apesar de ter pouco consenso sobre o fenômeno, sabemos que a mentira/falsificação é totalmente aumentada. Ou seja, a mentira pode ser muito extensa e complicada. E a pessoa pode ter esse comportamento em um período de vida, ou não.
Ou seja, não há muito material sobre esse diagnóstico. Na verdade, esse sintoma não é considerado como um transtorno, mas um sintoma de outras doenças como: personalidade borderline, TOC, personalidade narcisista, personalidade antissocial e esquizofrenia.
Sintomas:
- A mentira em si não faz com que a pessoa conte a mentira. Na verdade, é a consequência positiva para quem faz o comportamento de mentir.
- Há um certo nível de improbabilidade na história, afinal um dos nomes que podemos dar para esse sintoma é pseudologia do fantástico. Ou seja, são pescadores fisgando tubarões em açudes.
- Como a maioria das mentiras há uma tendência de apresentar a pessoa como herói da cena construída. Ou seja, a realidade e fatos dão lugar a ficção e a interpretação.
- Não há um gatilho claro, qualquer situação social pode gerar uma mentira fantástica. Portanto, não é restrito a um contexto apenas.
Tratamento
Então, a terapia para alguém que mente compulsivamente envolve a identificação de possíveis gatilhos e reforçadores para a mentira patológica. As vezes nem o próprio indivíduo sabe o motivo de estar mentindo. Logo, compreender o fenômeno com curiosidade deve produzir alguns insghts sobre esse comportamento.
Além disso, outro fator importante no tratamento de alguém que mente patologicamente é adquirir mais autocontrole sobre o comportamento; logo, o comportamento alvo é a redução da frequência e intensidade de mentiras até que possam ser extintas do repertório.
Por fim, o tratamento dos transtornos associados é indicado para que consigamos mudar o quadro geral. Conhece o ditado: enquanto a carroça anda as melancias se ajeitam. O princípio é o mesmo, tratar outros sintomas dessas patologias pode ter um efeito benéfico na frequência de mentiras fantásticas produzidas.
Para saber mais:
Se você quiser saber mais sobre tratamento para mentira patológica ou sobre qualquer um dos diagnósticos citados eu vou te pedir para me enviar um WhatsApp, por lá vou te passar todos os detalhes da terapia online.
Uma dica: diariamente eu posto stories e outros conteúdos no Instagram e Facebook sobre os mais variados temas da psicologia. Se você tem interesse em ter mais e mais não deixa de me procurar em todas as redes sociais como @psicoavila.
E se você gostou desse conteúdo não deixa de me ajudar ao compartilhar no seu feed do Facebook e me marcar para eu poder te agradecer.
Ref: Curtis, D. A., & Hart, C. L. (2020). Pathological lying: Theoretical and empirical support for a diagnostic entity. Psychiatric Research and Clinical Practice, 2(2), 62-69.