Não existe emoção ruim! Essa sensação de que demonstrar nossas emoções é algo negativo está relacionado aos exageros. Ou seja, a desregulação emocional é muito importante. E nesse texto você vai aprender como as emoções podem ser usadas ao seu favor.
Como o filme Divertidamente mostrou, não é errado ter uma emoção. Porque todas as emoções têm sua função e fazem parte do nosso funcionamento. Em terapia online peço para meus pacientes assistirem esse filme. É muito útil para entender, de uma forma animada, os conteúdos que a psicologia tem. Também explico que as emoções são sinais do nosso corpo que nos comunicam sobre nossos pensamentos e impulsos. Pois, quem nunca sentiu aquela raiva subindo pelo pescoço ao passar por uma situação de algo que te deixou bravo?
O que as emoções fazem por você?
# Motivação para ação
Muitas vezes as emoções nos organizam para reagirmos a um determinado acontecimento. Nessas situações não temos tempo para refletir ou ponderar todos os pontos importantes. E por isso nossas emoções fazem um pequeno atalho no nosso comportamento.
Obs: nem sempre isso é funcional.
# Comunicam os outros:
As nossas emoções afetam a nossa comunicação verbal e não verbal. Ou seja, o tom de voz ou a expressão de tristeza no rosto expressam como estamos nos sentindo. É por isso que quem vê ou recebe essas mensagens reformula seu comportamento.
Por exemplo, imagine que uma amiga sua te recepcionará extremamente alegre, como o de costume. E, ao ver a sua expressão, a reação dela muda para um comportamento de preocupação.
# As emoções comunicam algumas coisas para nós mesmos.
Aqui entra os sinais que tinha falado antes. As emoções nos deixam pistas do que está acontecendo com o que estamos pensando. Por isso, prestar atenção nos seus gatilhos emocionais pode te ensinar sobre suas vulnerabilidades.
Nesse tópico entra aquela história sobre intuição. Ou seja, o que suas emoções te dizem sobre alguma situação que você passou. Mas as suas emoções podem te enganar. Por isso, tenha cuidado ao interpretar tudo literalmente a nível emocional.
Sobre tratamento
O autoconhecimento que é produzido ao se entender quais são seus gatilhos pode te ajudar em momentos de ativação emocional. Ou seja, entender alguns dos seus padrões faz com que você regular o que sente. E a partir disso, você começará a entender que não existe emoção ruim.
Dessa forma, a Terapia Cognitivo-Comportamental tem como foco te ajudar a resolver problemas atuais. Lidar com a desregulação emocional é uma delas. Assim, reconhecemos os comportamentos alvo e criamos estratégias para lidar com eles. Você vai tentar ter novos comportamentos ou modificar os já que já existem.
Saiba mais
Se você quiser saber mais sobre terapia online para lidar com suas emoções, me manda uma mensagem no whatsapp que eu te ajudo. Além disso, eu faço alguns conteúdos para meu insta e facebook sobre emoções. Então, se você quiser conferir não esquece de procurar e compartilhar o que você gostou. E me marca como @psicoavila para eu poder te agradecer.
Referência: Linehan, M. M. (2018). Treinamento de habilidades em DBT: manual de terapia comportamental dialética para o terapeuta. Artmed Editora.