E tudo começou com um pequeno pensamento invasivo, mas colou na sua cabeça feito chiclete e virou uma regra. Consequentemente, a pessoa virou prisioneira dos comportamentos compulsivos e dos pensamentos obsessivos. Por isso que muitas pessoas com TOC podem achar que alguns números trazem sorte, e outros números são capazes de trazerem coisas ruins. Isso é o TOC com números.
Quem tem TOC está mais vulnerável a superstições e regras fantásticas. Por exemplo, ‘tenho que tocar com a direita, se não vou ter que fazer de novo’ ou ‘não faço nada que envolva o número 13’. Essas são regras que o indivíduo com TOC se auto impõe e enfrenta dificuldades de quebrá-las depois.
Conheci muitos pacientes que apresentam ou apresentaram esses sintomas. Uma das minhas preferidas é o paciente que tocou 45 mil vezes no mesmo objeto. Não sei como ela manteve a contagem. Imagina que sofrimento! Essa paciente achava que precisava tocar muitas vezes em tal objeto para evitar que algo ruim acontecesse. Isso se chama compulsão, um comportamento repetitivo muito presente em quem tem TOC.
Por Iisso que às vezes isso envolve uma pequena superstição passada pela família e levada muito a sério por quem tem TOC. Por exemplo, o número quatro é temido na China por parecer com a palavra ‘morte’ e por isso não pego ônibus que tenha 4 no letreiro.
E agora você deve estar se perguntando, como eu resolvo o meu TOC com números? Tudo isso pode ser resolvido com Terapia Cognitivo-Comportamental. Sério, essa terapia para o TOC é uma das mais efetivas entres os transtornos psicológicos. Se você quiser saber mais sobre terapia comigo me manda um Whatsapp.
Saber mais
E se o Transtorno Obsessivo Compulsivo for um assunto que tu quer saber mais, eu tenho vários outros posts aqui no site. Espero que te ajude.